O que é viver com a doença celíaca?

"A doença celíaca é uma doença autoimune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten.*"
* glúten - mistura de proteínas que se encontram naturalmente na semente de alguns cereais, como o trigo, a cevada e o centeio.
Foi há cerca de dois anos que descobri esta doença. Estava numa situação esgotante quando decidi recorrer a ajuda médica. O cansaço era extremo. As enxaquecas diárias eram insuportáveis. A má disposição e vómitos constantes eram desconfortáveis. Por vezes alguma falta de ar repentina. Perda de peso. Mudanças de humor. Desarranjo intestinal. Dores nos ossos e cãibras. Mas pior que isto tudo, uma anemia completamente descontrolada. É certo que, na altura, não relacionava estes sintomas a nada. E só tive realmente a consciência de alguns quando confrontada pelo médico.

Fiz inúmeras análises sanguíneas e nenhuma era concreta. A medicação para a anemia não estava a fazer efeito e a cada análise (realizadas inicialmente de dois em dois meses) os resultados eram piores. O médico de família já nada conseguia fazer por mim, então passei a ser seguida no hospital. Consultas frequentes, mais análises e foi então que fiz uma endoscopia com biópsia que, finalmente, trouxe o resultado que 'precisávamos'. "Tu tens uma doença. Chama-se doença celíaca. Sabes o que é?" Instalou-se uma certa preocupação naquele consultório, a minha mãe ficou em choque. Não sabia do que se tratava e a palavra 'doença' é tudo menos agradável. Felizmente, tendo em conta o curso que estava a tirar (Apoio à infância) já sabia mais ou menos do que se falava. "Não posso comer glúten, é isso?" 

E era isso mesmo, mas não tão simples assim. Eliminar o glúten da alimentação é o único tratamento possível. E qualquer reintrodução do mesmo traz de volta uma lesão na mucosa do intestino delgado que impede a absorção de nutrientes. No entanto, há glúten 'escondido' por todo o lado. E é preciso ter muita atenção com aquilo a que chamamos de contaminação cruzada. Exemplificando isto de uma forma muito sucinta: o milho não tem glúten, mas basta ser plantado, colhido, armazenado e industrializado juntamente com o trigo e passa a estar contaminado; daí ter especial cuidado cá em casa em separar a minha comida da comida da minha família para garantir que a minha não se contamina.

Fazendo esta dieta corretamente, não posso mais considerar que sou doente, porque realmente não sou. A minha saúde mudou completamente! Como devem imaginar, tive de mudar quase toda a minha alimentação e, inicialmente foi um choque. Estava desanimada e achava que não ia conseguir mas nisso, os médicos foram incansáveis. Disponibilizaram-me consultas com uma nutricionista e, caso precisasse, com um psicólogo no sentido de me ajudar a concentrar na 'dieta'.

Eu já sabia cozinhar, mas com esta condição surgiu a necessidade de aprofundar o meu conhecimento sobre a cozinha, porque tudo tem de ser cozinhado por mim. E acreditem, que as coisas feitas por nós sabem muito melhor e têm muito mais valor. O conselho que vos dou é estarem atentos aos sinais que o vosso corpo vos dá, sem fazer de tudo uma grande preocupação. 

Comentários